A Associação dos Reflorestadores do Estado (Arefloresta) lança na quinta-feira (18.10), uma publicação referente ao “Diagnóstico das Plantações Florestais em Mato Grosso – 2007”, dos autores Jarbas Yukio Shimizu, Haroldo Klein e José Roberto Victor de Oliveira. O trabalho é inédito e conta com a parceria da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento será realizado na FIEMTC às 19h30.
A publicação descreve e apresenta dados com plantios e espécies florestais em 93 municípios, com uma área plantada em 145,4 mil hectares, e a catalogação de 23 espécies florestais. A espécie plantada em maior extensão é a teca com 48,5 mil hectares, seguida pela seringueira, com 44,8 mil hectares e os eucaliptos com 37,9 mil hectares. As maiores extensões de florestas plantadas estão concentradas nos municípios de Cáceres (12 mil hectares), Paranatinga (11,5 mil), Itiquira (10,4 mil), e Rondonópolis (8,7 mil hectares).
O levantamento das áreas com espécies florestais começou no ano de 2006, analisando registros e dados existentes sobre o plantio e o trabalho de campo para conferir in loco dados quantitativos e qualitativos. O trabalho de pesquisa poderá ser utilizado para consulta pública e a cada dois anos os autores farão uma avaliação para atualização dos dados. O diagnóstico apresenta uma visão global sobre a atividade florestal, potencial, qual espécie existente, resultado positivo e a região de plantio.
(24 Horas News /
Amazonia.org, 16/10/2007)