Canela - O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caí (Comitê Caí) promove a partir de hoje, com uma reunião aberta ao público que ocorre às 19 horas na Casa de Pedra de Canela, um cronograma de encontros para exposição e discussão da proposta de enquadramento das águas do Rio Caí. A proposta é a primeira etapa feita dentro da elaboração do plano de bacia que vem sendo trabalhado pela entidade há quinze meses. O comitê também confirmou reuniões nas cidades de Caxias do Sul na próxima terça-feira, São Sebastião do Caí no dia 25 e Dois Irmãos no dia 30.
De acordo com o comitê, o enquadramento divide a bacia em 20 trechos e os classifica em classes 1, 2 e 3, dependendo dos usos a que se destina a água, que deverá ter uma qualidade correspondente. A classe 1 determina que a água seja destinada a usos mais nobres e, portanto, tenha uma qualidade melhor. Quanto menor o número da classe, menos nobres os usos e mais baixa a qualidade da água.
A proposta leva em conta os usos pretendidos pela população em cada trecho da bacia, identificadas em consultas públicas realizadas entre março e abril deste ano. O enquadramento, após a rodada de reuniões públicas e aprovação pelo Comitê Caí, irá estabelecer metas para que se mantenha ou melhore a qualidade das águas em cada trecho.
(
Jornal NH, 18/10/2007)