Enquanto os moradores da Vila Ecologia vivem a expectativa de ver uma reivindicação antiga começar a sair do papel, a comunidade da Nova Santa Marta se angustia com a demora do governo do Estado para repassar a área à prefeitura, que tocará as obras do PAC no local. Também segundo o líder do Movimento Nacional de Moradia, Cristiano Schumacher, não foram enviados dados técnicos sobre a região indispensáveis para a elaboração dos projetos.
A prefeitura, por sua vez, confirmou que está na dependência dessas questões técnicas. Sem a transferência da área e os levantamentos feitos por governos estaduais anteriores, a prefeitura não poderá abrir as licitações das obras de infra-estrutura e saneamento que serão realizados na Nova Santa Marta
VIP - Segundo o secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, o Estado está dando todo o atendimento necessário para que a prefeitura possa receber os recursos do PAC. Ele informou que todos os dados foram enviados, mas, caso faltem alguns detalhes, a prefeitura poderá pedir.
- O atendimento dado a Santa Maria é um atendimento VIP - garantiu Alba.
Ele afirmou que, na próxima semana, entrará em contato com o prefeito Valdeci Oliveira para marcar a data do repasse da área. A transferência, segundo o secretário, deverá ocorrer até o final do mês, quando ele deve vir à cidade conversar com os moradores da área. Alba disse que o Estado está elaborando os 15 projetos de saneamento para vilas da cidade. Ele informou que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) tem 150 dias para fazer os projetos e que todos estarão prontos em janeiro.
(
Diário de Santa Maria, 18/10/2007)