Cerca de 500 mil habitantes dos municípios de Caruaru, Petrolina e Paulista serão beneficiados com obras para melhorar o sistema de água e esgotos. O investimento previsto, a ser aplicado até fevereiro de 2008, é de R$ 37,6 milhões.
Contrato que autoriza a liberação de financiamento para a execução das obras foi assinado nesta quarta-feira (17/10) pelo governador Eduardo Campos e pelo superintendente de Negócios da Caixa Econômica Federal, Alex Norat. Os projetos, que serão realizados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), integram as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que prevê investimentos de R$190 milhões no estado.
Entre as iniciativas programadas estão a instalação de hidrômetros, a substituição de tubulações inadequadas, a construção de estações elevatórias e de sistemas de esgotamento sanitário. Segundo o governador, "apenas 33% da Região Metropolitana de Recife têm saneamento, enquanto uma cidade como Petrolina possuirá 90% de saneamento básico".
As obras, acrescentou, "vão melhorar em 85% o saneamento também na capital, o que representa mudança na qualidade de vida principalmente da população mais pobre”.
A meta, de acordo com Campos, é finalizar os empreendimentos nos próximos 12 meses, nas três cidades localizadas nas regiões do sertão, agreste e área metropolitana.
(Por Marcia Wonghon, Agência Brasil, 17/10/2007)