O governo de Mato Grosso auxiliará o governo federal na luta contra o desmatamento na região amazônica. A declaração foi feita pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, após o Ministério do Meio Ambiente anunciar aumento no desmatamento em três estados e ações emergenciais para reverter a situação.
Mato Grosso teve a maior alta no índice de desmatamento entre as unidades da federação nos últimos quatro meses. De acordo com o sistema de monitoramento do governo federal, a prática no estado subiu 107% de junho a setembro, em comparação ao mesmo período no ano passado. Em entrevista à Agência Brasil, Daldegan apontou a formulação de parcerias como caminho para reverter o quadro.
“Nossas ações vão ser feitas em conjunto com a União, as Polícias Militar e Federal e fiscais do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]. Acreditamos que essa parceria vai propiciar resultados e começará já nos próximos dias”, comentou.
Luís Henrique Daldegan relativizou o aumento recente e disse que os índices são altos porque são comparados a um período anterior de quedas consecutivas. “Foram dois anos de diminuição significativa. A questão do número absoluto não é o que está sendo observado. Mesmo assim, nós temos que reforçar a proteção da floresta.”
O governo estadual informou que pretende aderir ao pacto proposto por nove entidades ambientais, no início do mês, em reunião na Câmara dos Deputados. “O governador Blairo Maggi apóia esssa manifestação. Mas, acima de tudo, temos que criar mecanismos para acabar com o desmatamento ilegal”, disse o secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso.
(Por Hugo Costa, Agência Brasil, 17/10/2007)