O ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan lançou nesta quarta-feira (17/10) o "Fórum Humanitário Global" que ele disse ter como foco a coordenação dos esforços internacionais para enfrentar os efeitos do aquecimento global. O fórum, com base em Genebra e financiamento e apoio das autoridades suíças, inclui no conselho diretor várias outras figuras chave da ONU do passado e do presente, ex-presidentes, nobres, banqueiros e acadêmicos de países ricos e pobres.
"Nós precisamos fazer com que o público do mundo se concentre no fato de que o aquecimento global não é algo para o futuro, mas está, sim, acontecendo agora, e que temos de trabalhar juntos para combatê-lo", disse Annan em entrevista coletiva pouco antes do evento de lançamento.
Annan, ganês que deixou o principal cargo da ONU no fim do ano passado, disse que o fórum busca reunir os mais altos tomadores de decisão de todo o mundo em sua primeira reunião anual em Genebra em junho de 2008 para avançar a discussão política sobre o clima.
(Por Robert Evans, Reuters, 17/10/2007)