Harmonia - A prefeitura de Harmonia e o governo do Estado finalizaram recentemente um projeto que prevê a instalação de um sistema de esgoto sanitário no município do Vale do Caí. De acordo com o prefeito Sílvio Specht (PP), o estudo irá possibilitar a melhoria na qualidade de vida da comunidade, já que a ampla maioria dos moradores não conta com esgoto sanitário em suas residências. Specht adiantou, ainda, que o próximo passo será a busca de recursos para a colocação das redes nas casas.
O projeto prevê a implantação de uma rede coletora integrada que conduzirá os efluentes até um tratamento único e coletivo, que virá a substituir as soluções individuais existentes hoje como fossas sépticas e rudimentares, que são despadronizadas e sem controle, além de serem utilizadas por uma pequena parcela da comunidade.
Um levantamento feito por uma empresa de engenharia mostra que há 569 ligações de água no município, das quais apenas três residências têm fossa séptica e 11, a fossa rudimentar. ‘‘O sistema de esgoto reduz despesas com o tratamento de água para abastecimento público e com doenças de veiculação hídrica, além de controlar a poluição dos recursos naturais’’, ressalta o prefeito.
(
Jornal NH, 17/10/2007)