Rio Grande - O novo sistema de purificação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Navegantes deverá ser inaugurado em breve. Atualmente, o processo funciona de forma anaeróbica, ou seja, de modo natural, mas passará a funcionar de maneira aeróbica, com auxílio da energia elétrica.
O início da atividade deverá ocorrer até o final da primeira quinzena de novembro, segundo o superintendente regional da Corsan, Eduardo Guimarães. De acordo com ele, a obra segue ritmo normal, além do pequeno atraso devido ao mau tempo registrado nos últimos dois meses. "O cronograma está sendo seguido. O único impasse foi o tempo instável que acabou transferindo a inauguração da ETE de outubro para o próximo mês", esclarece.
Neste momento, a obra - o investimento visa à reformulação do processo de tratamento da água, que passará de anaeróbico para aeróbico - aguarda a chegada das vigas de concreto que estão sendo realizadas por uma firma tercerizada, contratada pela Corsan. "Após conclusão desta etapa, o material será encaminhado a Rio Grande. Nenhuma empresa local realiza este tipo de serviço. Portanto, tivemos que contratar firma de Porto Alegre", explica o superintendente.
Logo em seguida, a obra entrará na fase de construção de uma cortina de concreto. "Quando o estaqueamento for concluído, a cortina de concreto começará a ser levantada", conclui Eduardo Guimarães. Segundo a Corsan, o novo sistema eliminará o mau cheiro produzido pela estação de tratamento, antiga reivindicação dos moradores do Parque Marinha. O valor total do investimento é de R$ 1,2 milhão.
(Por Mônica Caldeira,
Jornal Agora, 17/10/2007)