A ministra do Meio Ambiente (MMA), Marina Silva, abriu na noite desta terça-feira (16/10) o Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca), em Brasília. Em seu discurso, Marina Silva enalteceu a importância do evento, uma vez que envolve a participação da sociedade no debate da política ambiental brasileira, ressalvando-se a competência de cada órgão.
Segundo a ministra, essa participação gera uma quantidade de propostas que devem ser tratadas de forma efetiva no âmbito do governo. "Temos de ampliar cada vez mais nossa capacidade de ação, pois os governos serão exigidos a dar respostas aos problemas ambientais e precisamos ter um olhar muito forte sobre as contribuições da sociedade. Podemos dar um salto qualitativo a partir desse olhar", disse Marina Silva.
A ministra lembrou os 15 anos de criação do MMA: "Essa data é muito simbólica, porque estamos num momento decisivo, pois não basta imaginar que existe o sistema. Ele tem que ser cada vez mais fortalecido", disse, referindo-se ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
"Esse encontro revela que o Sisnama vem se fortalecendo a cada momento e que o governo precisa ser parceiro desse processo", acrescentou Marina Silva. O secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco, foi na mesma linha: "Sem a participação das entidades que representam a sociedade, o trabalho de fortalecimento do Sisnama é impossível".
Na avaliação da ministra, o governo deve se estruturar em todos os setores para executar as diferentes tarefas necessárias para dar respostas às demandas e contribuições da sociedade.
O evento, que ocorre até quinta-feira (18/10), visa fomentar o debate entre colegiados nacionais, estaduais e municipais sobre a participação social na gestão ambiental. Para o diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), essa iniciativa é pioneira. "Ela reúne mais de 500 pessoas. É um espaço de diálogo e dabate sobre as questões ambientais". Além de propor uma reflexão sobre as estratégias de fortalecimento do Sisnama, o Enca também discute a gestão do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).
(Por Adriano Ceolin, Ascom MMA, 16/10/2007)