Porto Alegre já tem uma empresa habilitada a receber resíduos eletrônicos. Na tarde desta terça-feira (16/10), em ato realizado na sede da Smam, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, assinou a Licença de Operação para a Peacock do Brasil (Rua Frederico Mentz, 490, Bairro Navegantes), primeira empresa da Região Sul a realizar esse trabalho.
Moesch afirmou que a ação partiu da criação da Equipe de Resíduos Sólidos na Secretaria, coordenada pela engenheira química Alessandra Nogueira Pires, e salientou a importância da licença ambiental, que hoje exige um plano de resíduos, criando uma nova política nessa área. O secretário acrescentou que hoje milhares de resíduos anteriormente colocados em aterro sanitário agora são reciclados.
O diretor geral da Peacock do Brasil, Cristian Kienzle, solicitou o apoio da imprensa, da Fiergs e dos órgãos públicos na divulgação desse trabalho, que numa fase inicial deverá receber cerca de 20 toneladas/mês de resíduos eletrônicos, número que poderá ser até cinco vezes maior. A empresa vai fazer a desmontagem de produtos tecnológicos como computadores, monitores, impressoras, fax, telefones, rádios, Cds, DVDs e seus suprimentos, TVs, copiadoras, e enviá-los para reciclagem.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 16/10/2007)