O próximo Fórum Social Mundial será realizado em janeiro de 2009, mas o primeiro passo para a participação da cidade foi dado nesta terça-feira (16/10) no Circo Voador, na Lapa, durante o evento Rio com Vida – uma iniciativa de organizações que representam a sociedade civil e que pretendem usar a cultura para mobilizar a população.
O público pôde participar de debates, apresentações de esquetes teatrais e leitura de textos. O evento terminou com um show do grupo Maracatu.
Para o diretor geral do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Cândido Grzybowski, uma das organizações brasileiras envolvidas na realização do evento, o objetivo é chamar a população da cidade para o Dia da Mobilização e da Ação Global, previsto para janeiro de 2008 em vários países.
"Esse encontro aqui no Rio, acontece em pleno verão, perto do carnaval, e a idéia é associar uma coisa que é típica da cidade: a cultura com política. Então, vamos incentivar as diferentes produções culturais, os diferentes grupos, a dizer que outro mundo querem construir", afirmou Grzybowski.
Ainda segundo o diretor, todos esses encontros têm como objetivo incentivar a população a participar das discussões do oitavo Fórum Social Mundial, que será realizado em janeiro de 2009, em Belém. O Fórum é uma iniciativa brasileira, que acontece desde 2001, em paralelo ao Fórum Econômico Mundial. O objetivo é valorizar as diferenças culturais e incentivar o debate sobre as políticas sociais. Além de Porto Alegre, primeira cidade brasileira a sediar o Fórum, já foram realizadas edições na Índia, na Venezuela e no Quênia.
(Por Mariana Borgerth,
Agência Brasil, 16/10/2007)