A falta de acordo das lideranças partidárias na indicação dos nomes para presidente, três vice-presidentes e relator levou ao cancelamento de instalação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados destinada a investigar as causas, conseqüências e responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição, entre 2005 e 2007, prncipalmente em Mato Grosso do Sul.
Por decisão da presidência da Câmara, a CPI somente será instalada após acordo das lideranças envolvidas.
O autor do requerimento de criação da CPI da Desnutrição de Crianças Indígenas, deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA), baseou sua justificativa em notícias de jornais, enumerando dezenas de mortes de crianças indígenas das etnias Guarani e Kaiowa residentes em Mato Groso do Sul, cuja causa foi a desnutrição.
Segundo informações da Secretaria das CPIs da Câmara, a liderança do governo não aceitou a possível indicação do oposicionista Sebastião Madeira para presidir ou ser relator da CPI da Desnutrição de Crianças Indígenas. É praxe, pelo Regimento da Câmara, que o autor de proposta de CPI fique ou com a presidência ou com a relatoria.
(Por Antonio Arrais, Agência Brasil, 16/10/2007)