As micro e pequenas propriedades rurais poderão ser beneficiadas por um selo social, se plantarem matéria-prima para a produção de biocombustíveis. A informação é do ministro Walfrido dos Mares Guia, da Secretaria de Relações Institucionais, que nesta terça-feira (16/10) participou da segunda reunião do grupo de trabalho de bioenergia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Após a reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Mares Guia citou como exemplo o que já ocorre na área de produção integrada de aves: o grande produtor fornece tecnologia e garante a compra de aves de milhares de pequenos produtores.
"Acho que vai acontecer com o biodiesel a mesma coisa. Nós vamos ter milhares de micro e pequenos agricultores familiares do Brasil inteiro qualificados, certificados e garantidos nas plantas que vamos ter de biodiesel. Eles vão poder plantar as oleaginosas que possam ser esmagadas e transformadas em energia depois", afirmou.
O programa de biocombustíveis desenvolvido pelo governo, segundo o ministro, é visto com entusiasmo no mundo inteiro: "Mostra que é possível, com inteligência e pesquisa, incorporar milhares de micro e pequenos produtores rurais ao mundo moderno de produção de biocombustíveis".
(Por Norma Nery, Agência Brasil, 16/10/2007)