Os desastres derivados da mudança climática, que abrangem de secas a chuvas torrenciais, farão com que em 2010 haja no mundo todo 50 milhões de "deslocados ambientais", na maioria mulheres e crianças, segundo a ONG Save the Children. O relatório "Um futuro de catástrofes? O impacto da mudança climática na infância" elaborado pela ONG e que será apresentado nesta quarta (17/10), em Madri, por Bianca Jagger; pelo diretor da Unidade de Infância e Juventude do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Theodore Oben; e pela diretora do Escritório de Mudança Climática espanhol, Teresa Ribera.
O estudo denuncia que, das 250 milhões de pessoas afetadas por desastres naturais ao ano, a metade é de crianças. A Save the Children estima que até 350 milhões de pessoas serão afetadas por desastres naturais anualmente durante a próxima década.
Na sua opinião, a mudança climática coloca em risco o desenvolvimento sustentável, "aguçando potencialmente a pobreza infantil e aumentando sua vulnerabilidade a sofrer abusos, exploração ou deslocamentos forçados", diante do qual é imprescindível e urgente "uma ação internacional centrada na infância e na mudança climática".
(
Efe, 16/10/2007)