O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) recebe hoje (16/10), às 10h, na esquina da Rua Haddock Lobo com Rua do Matoso, mais um importante impulso. Na ocasião, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, e o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, acionarão o equipamento que irá romper o último trecho de terra que impede a interligação do sistema coletor de esgotos das ruas Hadock Lobo e Matoso ao tronco que conectará à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alegria, no Bairro do Caju.
- Com isso, acabaremos com o tapume de obras que já estava no local há cerca de três anos e os 200 litros de esgoto por segundo que eram despejados no Rio Trapicheiro e no Canal da rua Paulo de Frotin, deixarão de ser lançados in-natura na Baía de Guanabara e receberão tratamento primério na Estação de Tratamento de Esgoto Alegria - afirmou Victer. Ainda segundo ele, a nova rede beneficiará cerca de 100 mil habitantes do bairro da Tijuca (Hadock Lobo e Conde de Bonfim e adjacências).
Ao todo, já foram fechados dez poços, que eram utilizados na execução da obra. Em uma ação pioneira com a retomada das obras do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, a Nova Cedae fixou nos tapumes dos canteiros de obras do Programa os prazos para conclusão dos serviços.
- Esta ação busca o acompanhamento das obras por parte da população que poderá comprovar se o cronograma está sendo cumprido - explicou o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.
Além do governador Sérgio Cabral e do presidente da Cedae, Wagner Victer, também estarão presentes o secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Ambiente, Carlos Minc.
(
Agência JB, 16/10/2007)