O vinho poderá ser classificado como um alimento e não mais como uma bebida alcoólica. É o que prevê projeto de lei de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) a ser examinado nesta quarta-feira (17/10), na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), marcada para ter início às 11h.
Para Pedro Simon, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a ação benéfica do vinho à saúde humana desde que consumido moderadamente. Entre os benefícios, o senador destacou a desobstrução dos vasos sanguíneos e também salientou que o vinho atua positivamente sobre o metabolismo, aumentando o HDL, ou seja, o bom colesterol. O relator, senador Neuto de Conto (PMDB-SC), é favorável à aprovação do projeto (PLS 395/03).
A CRA deve votar ainda parecer do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) a projeto de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que inclui a carne suína na pauta de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O benefício, de acordo como projeto (PLS 348/07), atinge os pequenos e médios produtores rurais e suas cooperativas.
(Por Cláudio Bernardo, Agência Senado, 15/10/2007)