A Índia inaugurou nesta segunda-feira (15/10) o centro de alerta de tsunamis mais moderno do mundo, segundo a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco. Ele é capaz de prever a chegada de ondas gigantes 13 minutos depois do nascimento do maremoto.
"O sistema indiano é completamente diferente do de alerta contra tsunamis no Pacífico", disse o diretor da COI, Peter Koltermann, durante a apresentação das instalações em Hyderabad, na região de Andra Pradesh (sudeste da Índia).
A inauguração do novo centro ocorre quase três anos depois do tsunami que atingiu amplas regiões do Sul da Ásia, e causou a morte de cerca de 280 mil pessoas, dentre as quais 50 mil na Índia e no Sri Lanka. Koltermann descreveu o novo sistema de alarme como "o mais moderno do mundo", e destacou que o Centro Nacional de Informações Oceanográficas da Índia "adotou um enfoque multiriscos para seu desenvolvimento".
O custo do centro que abriga este novo sistema, que também alertará para a presença de furacões e tempestades que possam causar estragos no litoral sudeste do país, chegou a pouco mais de 22 milhões de euros (cerca de R$ 55 milhões).
(Efe, 15/10/2007)