Um protocolo de intenções entre a empresa AES Sul e a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul foi assinado nesta segunda-feira (15/10) pela secretária Mônica Leal e o diretor geral da empresa de energia, Antônio Carlos de Oliveira. “Parcerias como esta são muito importantes para o resgate e a preservação do patrimônio histórico e cultural de nosso Estado”, destacou Mônica.
Serão beneficiados projetos de restauração de bens tombados pelo Estado na área de atuação da AES Sul, sendo contemplada em um primeiro momento a casa do ex-presidente João Goulart, em São Borja. As ações de cooperação e intercâmbio das atividades serão definidas via Termo de Cooperação, Termo de Parceria ou Convênio, conforme for o caso.
Como atribuições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) estão a formulação e execução de ações e estratégias que permitam a realização de projetos culturais, visando à defesa, resgate e recuperação do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e artístico do Rio Grande do Sul; e disponibilizar técnicos para sua viabilização. Ficam a cargo da AES Sul o estabelecimento de necessidades físicas e financeiras para execução do projeto, junto com os profissionais do IPHAE e o fornecimento de recursos materiais e financeiros para cobrir todas as despesas.
(Ascom Governo do Estado do RS, 15/10/2007)