O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz 2007 e, na avaliação da secretária do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Thelma Krug, esse é o reconhecimento do trabalho voluntário de um grupo de especialistas de todo o mundo que se empenha em trazer luz às evidências científicas da mudança do clima. "A partir dos relatórios do IPCC, se tornou inquestionável a participação do homem no aumento das emissões dos gases de efeito estufa", disse ela.
Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma integra o Conselho do IPCC. O mérito dos três relatórios já divulgados pelo painel das Nações Unidas, segundo ela, é justamente promover o refinamento científico em torno do tema e, além disso, auxiliar na busca por meios de combater e prevenir os problemas. "Com o prêmio, cai por terra o ceticismo de que há manipulação nos dados do IPCC. A premiação traz uma maior visibilidade ao assunto e valoriza os trabalho desenvolvido pelo painel", argumentou.
Thelma está em Genebra, na Suíça, para participar de uma reunião de especialistas do IPCC, onde será discutida a metodologia, desenvolvida ainda em 2006, para a realização de inventários de gases de efeito estufa. Trata-se de uma capacitação, direcionada especialmente a países em desenvolvimento, sobre metodologia de quantificação de emissões. Em novembro, o IPCC se reúne em Valencia, na Espanha, para a divulgação da síntese dos relatórios já divulgados, que ainda deve ser aprovada pelos países.
(Por Marluza Mattos, Ascom MMA, 15/10/2007)