O secretário de Infra-Estrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul, Daniel Andrade, instala em sessão, nesta terça-feira (16/10), o Comitê Estadual de Energia, criado em 5 de setembro por decreto da governadora Yeda Crusius.
O comitê tem como objetivo desenvolver estudos, planejamentos e projeções na matriz energética do Rio Grande do Sul, implementar ações coordenadas no setor, propor políticas de parceria com o segmento energético e iniciativa privada e promover programas específicos por fontes de geração de energia.
São integrantes do comitê os secretários de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, Ciência e Tecnologia, Pedro Westphalen, Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Nelson Proença, Irrigação, Rogério Porto, Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e os presidentes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Delson Martini, Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Telmo Kirst, e Sulgás, Artur Lorentz.
A primeira reunião do grupo trata da estrutura do comitê e da implementação de programas de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e de carvão mineral. “O comitê será um dos vetores para garantia de sustentabilidade à infra-estrutura que levará ao desenvolvimento do Estado”, explica Andrade.
(Ascom Governo do Estado do RS, 16/10/2007)