O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento inaugurou nesta segunda-feira (15/10) o primeiro Centro de Treinamento da Inspeção Vegetal do país. No local, serão realizados cursos para capacitar fiscais federais agropecuários de todo o país para inspeção de produtos de origem vegetal e bebidas, que incluem refrigerantes, sucos, cervejas e destilados.
A primeira turma terá 29 alunos, que ingressaram no último concurso do ministério. Segundo a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Ângela Peres, os fiscais serão capacitados durante 15 dias, em aulas que incluem legislação e formas de abordagem a estabelecimentos comerciais.
“Os fiscais são engenheiros agrônomos, que chegam com o aprendizado básico da faculdade. A proposta do centro é capacitá-los com conhecimentos sobre legislação, incluindo decretos, leis e instruções normativas, além de aulas práticas sobre como entrar num estabelecimento e, se preciso, fechá-lo e efetuar a apreensão de produtos”, informou Ângela Peres.
Segundo Ângela, novos cursos deverão ser criados, um deles para inspeção do setor da pecuária. O ministério também estuda a instalação de novos centros em outros estados.
(Por Aline Beckstein, Agência Brasil, 15/10/2007)