Assuntos como florestamento, a extinção do Comando Ambiental da Brigada Militar e as novas tecnologias para resíduos sólidos estão entre os destaques desta semana no Legislativo gaúcho.
Nesta segunda-feira (15/10), a Comissão Especial de Florestamento e Reflorestamento comercial no RS, presidida pelo deputado Marco Peixoto (PP), realizou sua primeira audiência pública no município de Piratini. A comissão debateu a situação atual das plantações, licenciamentos ambientais, atividades econômicas do setor florestal, número de empregos gerados e principais reivindicações da comunidade. Participaram prefeitos, vereadores, lideranças da região e representantes das empresas Stora Enso, Aracruz Celulose, Votorantim, Extrativa Tanino de Acácia (Seta/SA), Boise Cascade Corporation do Brasil e a Associação dos Engenheiros Florestais (Ageflor). Na sede da Federação dos Trabalhadoras na Agricultura (Fetag) aconteceu a reunião do grupo de trabalho formado pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo para propor alterações à legislação ambiental como forma de garantir a sustentabilidade dos agricultores familiares.
Nesta terça-feira (16/10), o grupo de trabalho da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP) para ajudar a resolver o antigo conflito gerado no campo em função da demarcação de terras indígenas e quilombolas, realiza sua primeira reunião às 11h, na Sala José Antônio Lutzenberger, 4º andar. Integram o grupo os deputados Edson Brum (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Alceu Moreira (PMDB), Dionilso Marcon (PT) e Gilmar Sossella (PDT).
Na quarta-feira (17/10), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Alberto Oliveira (PMDB), realiza audiência pública para debater a extinção do Comando Ambiental da Brigada Militar. O debate foi solicitado pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch e pela representante dos Amigos da Terra, Káthia Vasconcellos Monteiro. Foram convidados a participar os secretários estaduais de Segurança Pública, José Francisco Mallmann e do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes e representantes do Comando Ambiental da BM. Às 9h30, na Sala Sarmento Leite, 3º andar.
Na quinta-feira (18/10), a Comissão Especial do lixo, presidida pelo deputado Kalil Sehbe (PDT), realiza sua segunda audiência pública. A professora do curso Engenharia Ambiental da Ulbra, Flávia Burmeister Martins mostrará as novas tecnologias para resíduos sólidos e a assessora do Instituto do Meio Ambiente da PUC/RS, Monique Revillion Dinato, vai falar sobre a gestão de resíduos da universidade. Às 11h, na Sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar.
(Por Daniela Bodinhão, Agência de Notícias AL-RS, 15/10/2007)