O Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), exibirá a partir desta terça-feira (16/10) réplicas de ossos de uma nova espécie de dinossauro descoberta por pesquisadores brasileiros e argentinos no Lago Barreales, no norte da Patagônia, na Argentina.
O animal descoberto foi chamado de Futaloncossauros dukei e segundo o pesquisador Alexandre Kelner, da UFRJ, tinha cerca de 30 metros de altura e era herbívoro – alimentava-se somente de vegetais.
"O aspecto mais importante não é o fato de termos encontrado o dinossauro, mas sim o fato de termos encontrado, junto com o animal, uma diversidade tremenda de outros organismos, como restos de plantas, moluscos, outros dinossauros e tartarugas. Isso fez com que a gente pudesse, pela primeira vez, reconstruir de maneira mais precisa o ecossistema que existia naquela região", afirmou o pesquisador.
Ele informou ainda que os cientistas brasileiros e argentinos trabalham juntos desde 2001 e também estudam uma região do Brasil considerada importante para o conhecimento dessas espécies: o estado de Mato Grosso.
Os ingressos para a exposição no Museu Nacional custam R$ 1 (crianças de 6 a 10 anos) e R$ 3 (adultos). O museu fica na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão.
(Por Mariana Borgerth, Agência Brasil, 15/10/2007)