Pelotas - A instabilidade do tempo poderá atrasar em uns dias a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Laranjal, prevista para o fim do mês. De acordo com o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Ubiratan Anselmo, a impermeabilização dos reatores está em fase final, mas o serviço pode demorar mais do que o tempo estimado devido às chuvas fortes dos últimos dias. No entanto, acredita que no máximo até o início de novembro a ETE seja inaugurada e a partir daí se iniciem as ligações de esgoto das primeiras 1,2 mil residências.
Explica que a resina aplicada não pode ser coberta e que o serviço fica sujeito às condições meteorológicas, já que a umidade impede a fixação. A partir desta semana começam a ser feitas visitas às casas situadas na área de abrangência desta primeira etapa da ETE, que vai beneficiar 30% do Laranjal - da avenida Antônio Augusto de Assumpção à avenida Espírito Santo. As equipes do Sanep vão averiguar se as instalações sanitárias estão dentro das condições exigidas para a ligação.
Na segunda etapa, a ser viabilizada no ano que vem, com recursos do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), a ETE abrangerá seis mil residências. Orçada em R$ 230 mil, a impermeabilização da estrutura é subsidiada por recursos do BNDES. A empresa contratada para a execução desta etapa do projeto é a Aquafibras, de Porto Alegre.
Ligações dos ramaisA ligação do sistema até a frente da casa é de responsabilidade do proprietário, informa o Sanep. Anselmo explica ainda que antes de fazer o requerimento para a ligação é preciso verificar se as caixas de gordura e a fossa séptica da residência estão corretamente instaladas e se o sumidouro (caixa após a fossa que deposita os resíduos sem tratamento na terra) foi eliminado.
Nas unidades habitacionais com área construída em até 160 metros quadrados, a ligação da coleta de esgoto é gratuita. Proprietários de construções com área superior terão de arcar com os custos de material e a taxa de mão-de-obra, conforme lei municipal que estabelece os critérios da cobrança.
(
Diário Popular, 15/10/2007)