O Jardim Botânico da Capital sediou a última atividade alusiva à 14ª Semana Interamericana e à 7ª Semana Estadual da Água, promovidas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual da Saúde, Fundação Zoobotânica do RS e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) do RS. Dezenas de crianças e seus pais se reuniram na entrada do parque para assistir ao show 'Planetinha Água', com o músico Beto Herrmann, que apresentou músicas que ressaltam importância da preservação do meio ambiente.
Duas pessoas fantasiadas como mosquitos da dengue também animaram a criançada. Uma equipe da Cevs distribuiu água e fôlderes aos visitantes sobre a importância dos mananciais, das bacias hidrográficas e do Aqüífero Guarani, entre outros temas. 'A intenção é despertar nas crianças, por meio dessa atividade lúdica, a necessidade de preservação da qualidade da água', disse a técnica do setor de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano da Cevs Eunice Fochi.
Segundo a coordenadora da Semana da Água, Maria de Lourdes Wolff, de 6 a 13 de outubro houve mais de 1,2 mil atividades ligadas ao evento no Estado, cujo tema foi 'Água Boa para Todos e para Sempre'. 'O balanço é altamente positivo. Neste ano, conseguimos agregar ainda mais público. As pessoas precisam saber que, para garantir a qualidade da água, não podemos desperdiçá-la nem jogar lixo nos mananciais, entre outros cuidados', ensinou.
(
Correio do Povo, 15/10/2007)