Uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) ajudará cinco países da Ásia a lidar com uma prevista piora nas inundações devido a mudanças climáticas que podem ameaçar cidades de Pequim a Hanói, informou a Universidade da ONU no domingo. Especialistas de China, Filipinas, Vietnã, Nepal e Sri Lanka devem fazer parte de um curso de três meses a partir de novembro, na Tailândia, para ajudar a mapear os riscos de inundações, transbordamento de rios e aumento do nível do mar.
Se for bem-sucedido, o curso pode ser levado a outras regiões. "Inundações catastróficas podem se expandir para outras regiões", afirmou à Reuters Srikantha Herath, acadêmico da universidade em Tóquio. "A Ásia é a que mais sobre das inundações e nós queremos prepará-la para o que pode acontecer".
Os cursos devem identificar os riscos de inundação, potenciais prejuízos econômicos e ajudar com melhores previsões de clima e alertas. Inundações ligadas às chuvas de monção mataram mais de 3 mil pessoas e afetaram mais de 100 milhões no sul da Ásia este ano, segundo a universidade.
(JB Online/ Ambiente Brasil, 15/10/2007)