Um raro tigre do sul da China foi visto pela primeira vez em seu habitat natural depois de mais de 4 décadas, segundo informações da agência de notícias chinesa, Xinhua. O fato surpreendeu pesquisadores, que temiam que o animal estivesse extinto no mundo natural. Um fazendeiro da província de Shaanxi tirou fotos de um animal que viu no início desse mês.
Agora, especialistas confirmaram que as fotos mostram mesmo um jovem tigre do sul da China. A espécie está ameaçada de extinção e foi vista pela última vez em seu habitat natural em 1964. Especialistas dizem que não deve haver mais de 20 ou 30 tigres desse tipo vivendo em liberdade, mas porque nenhum havia sido visto em décadas, temia-se que apenas os animais nascidos em cativeiro haviam restado.
'Pestes'
Acredita-se que a população de tigres do sul da China no início dos anos 50 era de cerca de 4 mil animais. Mas esse número caiu bastante depois que o líder chinês Mao Tsé-Tung classificou o animal de 'peste' e deu início a uma campanha de exterminação. O desaparecimento da espécie também se deve a mudanças no seu habitat. O tigre do sul da China é uma das seis subespécies de tigre ainda em existência. Segundo especialistas, três outras subespécies - Bali, Java e Cáspio - se tornaram extintas desde 1940.
(BBC, 13/10/2007)