O secretário do Meio Ambiente, Beto Moesch, assina na próxima terça-feira (16/10), a Licença de Operação da primeira empresa da Região Sul habilitada a receber resíduos eletrônicos, a Peacock do Brasil (Rua Frederico Mentz, 490, Bairro Navegantes). O ato ocorre na sede da Smam (Avenida Carlos Gomes, 2120), às 14h.
Lixo eletrônico são aqueles equipamentos que não são consertados e não têm mais utilidade, como computadores, rádios, televisores, filmadoras e equipamentos de DVD. O processo de reciclagem varia conforme cada objeto, pois existem diferentes metais pesados, como chumbo, mercúrio e cádmio, além de outros materiais contaminantes.
A empresa está montando a logística para fazer o recolhimento dos resíduos, que serão enviados para reaproveitamento em São Paulo. Num segundo momento, será organizada a estrutura necessária para proceder o recolhimento do resíduo eletrônico doméstico. A expectativa da empresa, numa fase inicial, é receber cerca de 20 toneladas/mês de resíduos eletrônicos. Esse número pode ser até cinco vezes maior.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 14/10/2007)