O Ministério do Meio Ambiente será representado num simpósio que o WWF - EUA promove nos dias 18 e 19, em Washington, sobre redução de emissões do desmatamento. O analista ambiental da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Adriano Santhiago de Oliveira, participará do evento que será aberto ao público em geral.
Ele apresentará, numa mesa-redonda sobre Perspectivas Políticas da Redução de Emissões do Desmatamento, a proposta brasileira que consiste na criação de um mecanismo de incentivos positivos para beneficiar países em desenvolvimento que reduzirem voluntariamente suas emissões provenientes do desmatamento. O Brasil defenderá a proposta na próxima Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudanças Climáticas, a COP-13, que acontece em Bali, em dezembro. "Devido à simplicidade e à transparência, a proposta do Brasil exige uma ciência menos complexa do que transações de crédito de carbono. Defendemos um arranjo diferente do mercado de crédito de carbono", explicou.
Ao lado do Brasil, participam da mesa-redonda um representante da África, outro do Ministério das Florestas da Indonésia e um congressista dos Estados Unidos. Segundo Adriano, a expectativa é de que os debates realizados durante o simpósio, um evento não-oficial, possam servir de inspiração para as discussões da COP-13.
(Por Marluza Mattos, Ascom MMA, 11/10/2007)