A Comissão Especial da Assembléia Legislativa para Analisar a Questão do Lixo no Rio Grande do Sul realizou na manhã de quinta-feira (11/10) a sua primeira audiência pública. Um grupo de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) apresentou trabalhos e pesquisas que tratam sobre diferentes aspectos da questão.
Para o deputado Miki Breier (PSB), relator da comissão, o intuito das audiências públicas é ouvir a comunidade científica e a sociedade para que se busquem soluções para a questão do lixo. "O que é um desafio para esta comissão é juntar o aspecto acadêmico-científico e fazer com que isso chegue à população." O parlamentar lembrou que a população pode adotar idéias simples, como "usar a sacola de tecido ao invés da sacola de plástico que utilizamos nos supermercados, cuidar da luz que fica acesa em nossas casas e da água que é desperdiçada."
Breier também disse que os avanços científicos no tratamento dos resíduos para gerar energia devem chegar a todas as casas, e demonstram preocupação com o planeta e com a sustentabilidade.
Caminhos
Os pesquisadores da Ufrgs apresentaram estudos sobre as alternativas utilizadas em âmbito mundial para encaminhar soluções aos graves problemas gerados pelo lixo. Jorge Otávio Trierweiler apresentou estudos que mostram alternativas para o tratamento de rejeitos. O pesquisador salientou que a Europa adota dois procedimentos para tratar o lixo: a incineração e a biodigestão. "A França, por exemplo, incinera 70% dos rejeitos, enquanto outros países preferem transformar o lixo em energia utilizando a biodigestão", relatou Trierweiler.
Maira Baungarten apresentou um projeto de pesquisa desenvolvido por solicitação da Petrobras, cujo objetivo é desenvolver políticas sobre o meio ambiente numa perspectiva de 50 anos. "É necessário que trabalhemos com uma rede de cidades e iniciemos os jovens no conhecimento científico, que os conduzirá para uma mudança cultural em relação ao meio ambiente", salientou Maira.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 11/10/2007)