Começa nesta segunda-feira (15/10) a montagem da plataforma P-53, em Rio Grande. Na última quinta-feira (11/10), véspera de feriadão, a estação rodoviária da cidade do sul do Estado se transformou em um saguão de confraternização entre cariocas, paulistas e nordestinos de diversos Estados. Eram os operários da empresa Quip, responsável pela montagem da plataforma petrolífera P-53, dirigindo-se às cidades natais nos seus últimos dias de folga.
Isso porque o desembaraço da documentação aduaneira foi concluído pela Receita Federal. Sem ele, ninguém podia sequer subir no casco de 346 metros de comprimento ancorado no Porto Novo de Rio Grande desde 20 de setembro. Com a liberação, entretanto, a montagem da plataforma está liberada.
Os dezenas de operários de diversas partes do país começam pela preparação dos stulls - estruturas onde serão fixados os diferentes módulos da P-53.
Estes mesmos módulos, construídos em Cingapura, já estão a caminho do Rio Grande do Sul, transportados em balsas. Outras unidades, construídas em Niterói (RJ), chegam a Rio Grande no próximo dia 22.
(Por Eduardo Cecconi, Clicrbs, 14/10/2007)