O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou no sábado (13/10) congratulações aos vencedores do Prêmio Nobel da Paz. Nas mensagens ao ex vice-presidente norte-americano Al Gore a ao presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), Rajendra Pachauri, Lula destaca a relevância de seus trabalhos no sentido de conscientizar o mundo sobre os efeitos das mudanças climáticas.
“O aquecimento global já afeta negativamente o desenvolvimento sustentável e pode colocar em risco as sociedades com graves conseqüências para a paz.”, diz o presidente, nas duas mensagens. Lula avalia que o prêmio dará maior impulso às pesquisas cinetíficas na área e estimulará governos e soceidade a combatar a mudança do clima de maneira justa e eqüitativa.
Na mensagem ao presidente do IPCC, o presidente ressalta que o país sente-se honrado pelo fato de vários especialistas brasileiros contribuírem para as avaliações do painel.
Leia, abaixo, a íntegra mensagens enviadas por Lula neste sábado
Ilustríssimo Senhor
Albert Arnold Gore Jr.
Senhor Vice-Presidente Albert Gore,
Aceite as felicitações minhas e do povo brasileiro pela outorga do Prêmio Nobel da Paz de 2007.
O aquecimento global já afeta negativamente as oportunidades de desenvolvimento e pode por em risco as sociedades com graves conseqüências para a paz. Seus esforços para despertar a consciência para os efeitos negativos sobre o meio ambiente dos hábitos insustentáveis de produção e consumo e suas conseqüências para o clima global são uma importante contribuição para a promoção do desenvolvimento sustentável e da paz.
Estou seguro de que o Prêmio Nobel dará renovado impulso à sua mensagem sobre a urgência de se combater a mudança do clima de maneira justa e eqüitativa.
Atenciosamente,
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
(Por Mylena Fiori, Agência Brasil, 13/10/2007)