A Superintendência do IBAMA/RS vai entregar nesta quinta-feira (11/10) um termo de doação de 3 m³ de madeira fossilizada para a prefeitura de Santa Maria. A medida atende solicitação daquele município que, através das Secretarias de Cultura e da Educação, com o objetivo de utilizar a madeira em um Projeto de Utilização Científica e Mostra Cultural.
A madeira fossilizada (ou "florestas petrificadas" que afloram nas regiões de Mata e São Pedro do Sul compõem alguns dos mais importantes sítios paleobotânicos da América do Sul) será destinada para os Museus Ferroviário e de Artes de Santa Maria, para a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide e para escolas que possuam laboratório de ciências. Outros 3m³ serão doados para o Colégio Militar de Santa Maria.
Em março deste ano, o escritório regional do IBAMA em Santa Maria apreendeu uma carga de cerca de 6 m³ na cidade de São Pedro do Sul (distante 40 quilômetros de Santa Maria, região central do Estado). A Brigada Militar recebeu uma denúncia anônima sobre o transporte clandestino de madeira fossilizada na BR-287 e comunicou o fato à Polícia Rodoviária Federal. Um caminhão caçamba foi apreendido e levado para a Polícia Civil, que por sua vez comunicou o fato ao escritório regional do IBAMA.
A carga é considerada patrimônio arqueológico e não tinha origem de procedência nem qualquer tipo de autorização, o que é considerado crime ambiental. A madeira fossilizada contrabandeada é utilizada irregularmente na fabricação de produtos como porta copos, cinzeiros e móbiles.
A entrega do termo de doação será feita às 16h ao prefeito interino Werner Rempel pelo Superintendente do IBAMA/RS Fernando da Costa Marques e pelo chefe substituto do Esreg, Alexandre Banerwitz.
(
Ibama, 11/10/2007)