O Tribunal de Contas da União em Rondônia nega a existência de superfaturamento nas obras das Usinas do Rio Madeira. Segundo Carlos Wellington de Almeida, Secretário de Controle Externo do TCU/RO, até o momento discussões relativas aos preços do empreendimento. "Até o momento, está sendo analisada a regularidade do processo em relação às obras. Questões econômicas serão avaliadas posteriormente, pois serão elas a definir os preços da energia elétrica gerada pelas usinas de Santo Antônio e Jirau", afirmou Almeida.
Segundo o secretário, "esse é um acompanhamento normal em qualquer auditoria e serve para corrigir eventuais falhas no processo". Ele afirma que não há como afirmar ainda se houve superfaturamento no edital. Para o TCU não há motivo para a paralisação do empreendimento.
Depois de ter sido avaliado pelo tribunal estadual, agora o edital passará pelo crivo dos juízes federais. Segundo informações da Secretaria de Controle Externo (Secex), o edital será levado ao plenário do TCU em Brasília nesta quarta-feira (10).
(Por Charles Nisz,
Amazonia.org.br, 08/10/2007)