A Secretaria de Turismo de Balneário Pinhal está engajada na reconstrução da história de Balneário Pinhal. O projeto de revitalização do Túnel Verde, onde iniciou a ocupação e colonização do município, prevê investimentos em patrimônio e ações culturais.
No que tange o patrimônio acontecerão investimentos expressivos na recuperação dos prédios antigos do distrito, construídos na década de 40. A primeira escola, salão de festas e igreja do distrito serão revitalizados, com obras de reforma. Outra fase do projeto, prevê a instalação de um museu, a partir do trabalho de pesquisa da professora Maria Faistauer, que dedica-se ao resgate da história de Balneário Pinhal. É dela o livro de Balneário Pinhal, lançado por ocasião do décimo aniversário do município, no ano passado.
Magistério ganhará praça
A população do distrito de Magistério, um dos principais do município de Balneário Pinhal, começa a ter realizado mais um de seus sonhos: a instalação de uma praça. A Administração Municipal já concluiu o projeto e está dando início às obras de construção de quadra poliesportiva, passeios públicos, com a devida arborização, playground e equipamentos para prática do skate.
A praça terá mais de dois mil metros quadrados e ficará localizada na Av. Salgado Filho, lotes 33 a 40, quadra B17.
A construção da praça tem por objetivo proporcionar maior sociabilidade e integração comunitária através do lazer no contexto urbano polifuncional, para fortalecimento da rede de estruturação dos pólos urbanos, contribuindo então para a infra-estrutura de serviços que produzem a organização urbanística do sítio.
(
Litoral Norte RS, 09/10/2007)