O Recicla Moinhos, que completa um ano no mês que vem, já acumula uma importante conquista. Graças à vontade de alguns moradores em conscientizar a região sobre a importância de separar do lixo, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ampliou a coleta seletiva no bairro. Antes, os caminhões só passavam uma vez por semana, agora passam duas.
Luciele Nardi Comunello, uma das organizadoras, conta que o desejo por ver as coisas funcionando foi um empurrão para o projeto. Hoje, ela acredita que os dias da coleta seletiva possam ser ampliados para três vezes, o que só depende da demanda dos moradores.
- Estamos organizando mostras fotográficas itinerantes que servem como um instrumento de sensibilização e educação das pessoas para a separação do lixo - explica.
O lixo separado no Moinhos é encaminhado para três pontos de triagem e gera renda para cerca de 200 pessoas. O Recicla Moinhos está em fase de negociar parcerias e patrocínios. A partir de fevereiro, deve promover uma série de palestras em pontos estratégicos do bairro, como escolas e clubes. Para a organização, o importante é que as pessoas entendam que, dependendo do trajeto feito pelo lixo seco, ele pode gerar renda para famílias de catadores e colaborar com a preservação.
Resíduos recicláveisMetais: latas de folha-de-flandres, latas de tintas, latas de óleo e enlatados, latas de alumínio, sucatas de automóveis, arames, cobre, panelas sem cabo.
Vidros: garrafas, frascos de remédios, de perfumes, copos, pára-brisas, potes de conservas, pirex, ampolas de remédios, cacos.
Plásticos: copos, garrafas PET, canos, sacos plásticos, potes de margarina, de materiais de limpeza, embalagens longa-vida, tomadas, isopor, canos e tubos PVC.
Papéis: jornais e revistas, fax, metalizados (alumínio), fotocópias, envelopes, rascunhos, caixas de papelão, papéis-toalha (sem gordura).
Coleta na regiãoRio Branco - terça e sexta-feira à tarde
Moinhos de Vento - segunda-feira pela manhã
Floresta - quarta e sábado pela manhã
Auxiliadora - quartas-feiras pela manhã
Independência - quartas-feiras e sábados pela manhã
Óleo de fritura: a reciclagem é feita por empresas conveniadas para a produção de sabão, biodiesel, detergente, resinas para tintas etc. A cada litro de óleo encaminhado à reciclagem, 1 milhão de litros de água potável deixam de ser poluídos.
Coleta: a população deve acondicionar o óleo em recipiente de vidro ou em garrafa plástica e entregá-lo em um dos 27 Postos de Recolhimento. Os mais próximos: Travessa Carmen, 111 (Floresta) e na Rua Silva Só com Avenida Protásio Alves, sob Elevada do Viaduto Tiradentes. Informações: 3289-6999.
Resíduos não-recicláveisLixo orgânico: sobras de alimentos, cascas de frutas, erva-mate, borra de café, chás, cinzas, restos de vegetação, fraldas, panos etc.
Papéis: sujos, engordurados, parafinados (picolé), plastificados, carbono, fotografias, fita crepe, etiquetas, tocos de cigarros, papel higiênico, guardanapos.
Metais: esponja de aço, grampos.
Vidros: espelhos, lâmpadas comuns, cerâmicas ou barro, porcelana, tubos de TV, vidros temperados, faróis.
Plásticos: cabos de panelas, fibra de vidro, acrílicos.
Coleta na regiãoAuxiliadora - três vezes por semana à noite (terça, quinta e sábado em algumas ruas e segunda, quarta e sexta-feira em outras)
Independência - segunda-feira a sábado à noite
Rio Branco, Moinhos de Vento e Floresta - dias e horários diferentes de acordo com a via (consultar no site www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu ou pelo telefone 3289-6890)
Pilhas e baterias: devem retornar ao local de sua comercialização. A empresa Pró-Ambiente (3219-4000) disponibiliza o serviço de coleta. Pilhas podem ser descartadas nas agências do Banco Real, em coletores do programa Papa-Pilhas. As mais próximas ficam na Rua 24 de Outubro, 382, e Avenida São Pedro, 862.
Lâmpadas fluorescentes: devem ser encaminhadas às empresas e redes autorizadas de assistência técnica que as distribuem ou comercializam.
Resíduos especiais: podas de árvores, caliça, entulhos e tábuas. Coleta: o DMLU oferece o serviço de recolhimento mediante pagamento de tarifa. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Informações: 3289-6985.
E-mails de contato:Associação Moinhos Vive: moinhosvive - org@yahoo.com.br
Recicla Moinhos: reciclamoinhos@gmail.com
(
Zero Hora, 11/10/2007)