Entre 16 e 17 de outubro, será realizado em Brasília o Encontro Nacional de Colegiados Ambientais (Enca). Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, o evento é uma iniciativa pioneira que atende à diretriz de fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).
O Enca tem como objetivo propiciar um momento de intercâmbio de experiências entre colegiados nacionais, estaduais, municipais e de bacia hidrográfica, e de debate sobre a participação social na gestão ambiental, a articulação e a função de conselhos e comitês. A idéia de se realizar o encontro surgiu há dois anos, de acordo com o diretor do Conama, Nilo Diniz.
"Estamos num momento de crescimento da temática ambiental no país e no mundo. E os órgãos colegiados são o ponto de contato entre os órgãos estatais e a sociedade", disse. Para Nilo, o encontro visa o fortalecimento desses colegiados. "Eles são fundamentais para a inserção da sustentabilidade socioambiental no desenvolvimento do País", ressaltou.
Até esta quarta-feira, 452 representantes de conselhos de meio ambiente ou comitês de bacias hidrográficas já haviam se inscrito. "A expectativa é ter mais de 500", adiantou o diretor do Conama. "Contamos ainda com aproximadamente 60 representantes de comitês de bacias, 200 de conselhos municipais, além de representantes dos estados e dos 14 colegiados federais", disse.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail conama@mma.gov.br. O participante tem de colocar seu nome, CPF, cargo, entidade e telefone para contato. Outras informações podem ser obtidas no sítio www.mma.gov.br/enca. No local, também pode ser conferida o programa do evento. A abertura do Enca será às 18 horas, no auditório Parlamundi, no SGAS 915, lotes 75 e 76.
(Por Adriano Ceolin, Ascom MMA, 10/10/2007)