O deputado Adão Villaverde (PT), agraciado com o Prêmio ARI Springer 2007, na categoria Ação Social e Meio Ambiente, destacou a extrema importância da realização em Porto Alegre, a partir desta quarta-feira (10/10), do 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que prossegue até sexta-feira (12/10) , na Reitoria da Ufrgs. O tema do evento é "Aquecimento Global: Um desafio para a Mídia" e a conferência magna, na abertura do evento hoje, às 19h45, estará a cargo do documentarista Adrian Cowell - célebre diretor da série de reportagens "A Década da Destruição", sobre a Amazônia. A conferência é aberta ao público em geral, bem como as mostras de vídeos e reportagens ambientais.
O evento reunirá experientes profissionais de Comunicação do Brasil e da América Latina para debater o assunto em conferências e painéis, assim como renomados especialistas, entre eles, José Marengo Orsini - Doutor em Meteorologia, pesquisador do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais), e Philip Martin Fearnside - pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o segundo cientista mais citado no mundo sobre aquecimento global, segundo a Thomson Institute for Scientific Information.
Cerca de 500 profissionais ligados ao Jornalismo Ambiental devem participar do evento. "É um dos principais congressos da América Latina", destaca Juarez Tosi, coordenador do Núcleo de Ecojornalistas do RS, que realiza o evento em conjunto com a EcoAgência de Notícias. "O objetivo é discutir o aquecimento global e de que maneira podemos mudar esse cenário como formadores de opinião", explica.
O Congresso inclui mostra de vídeos, reportagens e filmes ambientais e terá a participação de produtores, diretores e repórteres. Também haverá a apresentação de 21 trabalhos científicos, desenvolvidos por estudantes e professores de universidades sobre o tema Jornalismo Ambiental.
(Por André Pereira, Agência de Notícias AL-RS, 10/10/2007)