Os efeitos das mudanças climáticas já atingiram algumas das regiões setentrionais mais frias do planeta, convertendo suas paisagens geladas em uma espécie de papa por causa de elevações na temperatura de até 15 graus centígrados acima do habitual.
“Encostas de montanhas, às vezes com mais de um quilômetro de extensão, desceram neste verão com uma grande almofada verde para vales e rios na ilha Melville, na região noroeste do Ártico canadense”, explica Scott Lamoureux, da Universidade de Queens e líder de um projeto do Ano Polar Internacional. “A paisagem em seu conjunto está mudando. É muito difícil encontrar alguma encosta que não tenha sido alterada”.
Lamoureux dirigiu uma expedição científica à remota e desabitada ilha Melville, cuja topografia e ecologia foram rapidamente modificadas devido ao aquecimento da Terra. Melville é parte da região que até agora tinha sido pouco afetada pela acentuada redução do gelo marinho da década passada.
Estão sendo feitos estudos para determinar o impacto em aves, peixes, almiscares e outras espécies que vivem ali no verão. Segundo Lamoureux, devido à magnitude das mudanças, há poucas dúvidas de que as conseqüências serão significativas. A redução recorde do gelo marinho em todo o oceano Ártico também modificará os padrões climáticos na região e em outras partes do mundo.
(
Agência Envolverde, 10/10/2007)