Congresso de Jornalismo Ambiental homenageia ambientalista histórico
imprensa e meio ambiente
2007-10-11
O ambientalista Augusto César Cunha Carneiro foi homenageado ontem (10/10) na abertura do II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que está sendo realizado em Porto Alegre. Advogado por formação, Carneiro de 84 anos, foi fundador da Sociedade Brasileira para a Conservação da Fauna (SBCF) e PANGEA e ao lado do companheiro José Lutzemberger, ajudou a fundar a Agapan e Fundação Gaia, duas das ONGs mais atuantes e influentes do Rio Grande do Sul.
O ambientalista é autor do livro A História do Ambientalismo e até hoje se dedica a divulgação da defesa ambiental em sua tradicional banquinha de livros ecológicos na Feira Ecológica do Bom Fim, em Porto Alegre. Em 2004 recebeu o Prêmio de Ecologista do Ano da Câmara Municipal de Porto Alegre e neste ano, o Amigos da Mata Atlântica.
O II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental é uma promoção do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJRS) e segue com extensa programação (http://www.cbja2007.com.br/) até amanhã (12/10) na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O evento teve como conferencista em sua abertura o britânico Adrian Cowell, que esteve no país pela primeira vez em 1959 com uma expedição promovida pelas Universidades de Oxford e Cambridge. Cowell dedicou boa parte de sua vida conferindo de perto a destruição da Floresta Amazônica e é o diretor da série de reportagens intitulada "A Década da Destruição". O Ambiente JÁ publica amanhã entrevista com o documentarista.
(Por Carlos Matsubara, Ambiente JÁ, 11/10/2007)