A quantidade média do vapor d'água na superfície da Terra aumentou devido à atividade humana, o que contribui para o efeito estufa e influencia a intensidade e a distribuição das chuvas e dos ciclones, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (10/10) pela revista britânica Nature. De 1976 a 2004, período durante o qual a temperatura média da superfície da Terra aumentou 0,49°C, a quantidade do vapor d'água presente na atmosfera teria aumentado em 2,2%, calcularam os pesquisadores britânicos autores do estudo.
E daqui a 2010, esta quantidade poderia ainda aumentar de 10%, detalhou à AFP um dos cientistas, Nathan Gillet, da Universidade de East Anglia. Os estudos anteriores tinham posto em evidência o aumento da quantidade de vapor na atmosfera (dito "específico"), mas sem estabelecer sua origem humana ou natural.
"Nós identificamos um aumento significativo da unidade específica em escala planetária que se deve, antes de tudo, à influência humana", afirmaram os pesquisadores em seu artigo. O vapor d'água contribui com o efeito estufa, fenômeno natural que retém uma parte do calor que chega do sol. Sem ele, a temperatura média da superfície terrestre seria de -18°C.
Depois da revolução industrial, a utilização massiva pelo homem das energias fósseis (gás, carvão, petróleo) faz com que a atmosfera venha recebendo quantidades crescentes de gases que provocam o efeito estufa, dentre eles o CO2, o que leva a um aumento de temperatura. O aumento do vapor d'água contribui igualmente empurrar as temperaturas para cima.
"Estas mudanças podem ter importantes implicações, porque a unidade da atmosfera é uma variável chave para determinar a distribuição geográfica e a intensidade máxima das chuvas, a intensidade potencial máxima dos ciclones tropicais, o estresse exercido pelo calor sobre o homem", destaca a equipe de Guillett. Esta tendência do aumento do vapor d'água foi observada "na maioria das regiões do planeta. A Austrália e o oceano Ártico representam as principais exceções", afirmou o estudo.
(
AFP, 10/10/2007)