Decididos a trabalhar para mudar o quadro de degradação ambiental, um grupo de profissionais de diversas áreas, liderados pelo jornalista e diretor Antonio Paulo Estrázulas, 61 anos, está implantando em Santa Maria, a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNIMEIO).
Natural de Santa Maria e atuando em meio ambiente há mais de seis anos como consultor ambiental e palestrante, Estrázulas é graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), com Pós-Graduaçãoem Marketing (1991) e, com Especialização em Práxis da Gestão Ambiental (2006).
O grupo de especialistas em natureza da futura universidade é formado, atualmente, por 32 profissionais, sendo que oito são Doutores e 24 são Mestres, em diversas áreas do meio ambiente. Além destes, o grupo de apoio são mais 12 profissionais e técnicos em outras áreas.
A proposta visa a qualificação e formação de técnicos em natureza, programas e projetos de educação e conscientização da sociedade, projetos sócio-ambientais, além da gestão ambiental integral.
No mundo inteiro existem áreas consideradas de muito alta prioridade de preservação e entre estas, se inclui Santa Maria e toda adepressão central do Estado gaúcho. Por esta razão que a cidade foi escolhida para sediar o projeto, que poderia ser instalada em qualquer parte do mundo.
"É mais cômodo ignorar os fatos do que ter a coragem em assumir responsabilidades. Para dificultar ainda mais, a maioria das pessoaspensa que meio ambiente significa apenas a flora e fauna, sem saber que o homemé o principal foco da questão", diz Paulo Estrázulas.
Sobre a UNIMEIO
A Universidade Livre do Meio Ambiente "é uma OrganizaçãoNão-Governamental, entidade de direito privado, tem cunho científico-ambiental,pedagógico e sócio-ambiental. É regulamentada pelo Decreto Federal 5154/04 de23 de julho de 2004, que define o funcionamento dos chamados cursos livres. Suamantenedora é o CEPAM" Centro de Estudos, Pesquisas e Ações Ambientais Ltda,de Santa Maria.
Atua na inclusão dos diversos segmentos da sociedade nasquestões multi e interdisciplinar sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A universidade desenvolve e executa projetos sócio-ambientais e programas de qualificação profissional ecapacitação para diversos setores: estudantes, professores, escolas, empresas,órgãos públicos, partidos políticos, sindicatos e demais entidades. Sua meta éa essencialidade nas questões ambientais visando oportunizar qualidade de vidaa sociedade e manutenção das condições ideais da biodiversidade.
O diretor afirma que: "o que fizermos à partir de agora, e, pelos próximos 20 anos, é que nos dirá se lograremos ou não salvar a Terra dadestruição. Portanto, assumimos que está em nossas mãos a responsabilidade demudarmos o destino da humanidade; porém, não temos muito tempo".
Cursos
Os quatro primeiros cursos à serem realizados emoutubro/novembro são: “Monitor em Gerenciamento Ambiental para Professores” –com ênfase em Educação Ambiental - 80 horas; “Monitor em Gerenciamento Ambientalpara Empresas” – com ênfase em resíduos sólidos e recursos naturais – 80 horas:“Gerenciamento Ambiental para Vereadores e Assessores Legislativos” – comênfase em Direito Ambiental e elaboração de Projetos de Lei – 40 horas;“Habilitação em Jornalismo e Meio Ambiente” – com ênfase em ComunicaçãoAmbiental, destinado aos profissionais de imprensa – 40 horas.
“A imprensa será a grande parceira nessa luta e por issoprecisa estar preparada para desenvolver programas e matérias específicas sobreo meio ambiente. O alcance da informação correta é que nos ajudará aconscientizar mais rápido a sociedade”, diz Estrázulas.
Na primeira fase de cursos, será ofertada a qualificaçãoambiental, depois a capacitação técnica e finalmente, a especialização por áreasde estudo. Hoje no Brasil, existe mais de 150 mil vagas em diversas áreas deatuação e com ótimos salários.
O escritório da UNIMEIO fica na na Rua Venâncio Aires, 1994sala 04 (Greminho) – Centro - ao ladodo Curso Riachuelo e o telefone para contato
(RAIA – Assessoria de Comunicação Social da UNIMEIO, textorecebido por e-mail, 09/10/2007)