Fazenda Vilanova - A indústria Ecodiesel do Brasil começou a operar em caráter experimental. O objetivo é testar a planta industrial. Depois de todos os ajustes a operação será iniciada de forma oficial. A data da inauguração ainda não está definida.
"Por enquanto estamos testando os maquinários e todo o processo de fabricação de óleo e farelo de soja", disse o diretor Fernando Patron. Ele salienta que a operação está com capacidade para 1,5 mil toneladas/mês de soja. "Depois de iniciar a operação definitiva vamos ampliar o processamento de soja até chegar a três mil toneladas/mês", afirma.
A indústria dispõe de quatro linhas de produção e a previsão é chegar até o mês de março do ano que vem em plena atividade, quando deverão ser processadas seis mil toneladas de soja/mês. Até lá serão produzidos óleo e farelo em estoque suficiente para iniciar a produção do biodisel.
Patron disse que a planta industrial é moderna e foi integralmente concebida com tecnologia nacional. O investimento projetado é de R$ 4 milhões. Nesta primeira etapa foram gerados 15 postos de trabalho, que deverão aumentar a partir de março.
(O Informativo do Vale, 10/10/2007)