Um grupo de 13 professores de Educação Indígena que atua na rede pública estadual está em Faxinal do Céu, no Paraná, participando da 8ª Etapa do Curso de Formação Guarani das Regiões Sul e Sudeste do Brasil. A atividade, que teve início na última sexta-feira (05/10), segue até o final do mês, com o objetivo de capacitar os educadores sobre as novas práticas pedagógicas desenvolvidas junto as comunidades indígenas.
Além dos cursistas gaúchos, participam da formação representantes dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Nesta etapa, ocorrerão aulas de História, Lingüística, Matemática e Idioma Guarani.
De acordo com a responsável pela Seção de Educação Indígena da Secretaria da Educação, Jeni Reck, a capacitação oferece uma visão abrangente do ensino indígena no país, tendo em vista que agrega educadores de diferentes localidades. "Este curso é inovador no que se refere à formação de professores, pois rompe com fronteiras e reúne participantes de diferentes estados, proporcionando integração e conhecimento", considera. Jeni faz parte da coordenação-geral da etapa paranaense do curso.
A rede estadual possui 45 escolas de Educação Indígena, das quais 10 atendem a etnia guarani e 35 são caingangues. Atualmente atuam nesses estabelecimentos de ensino 321 professores.
(Ascom Governo do Estado do RS, 09/10/2007)