Porto Alegre - O Consórcio de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), criado pelos municípios para buscar alternativas de recuperação do rio a partir do desastre ambiental que matou mais de 85 toneladas de peixes, ganhou ontem um impostante reforço. Nos próximos 120 dias, uma comissão especial da Assembléia Legislativa realizará audiências públicas e reuniões de trabalho abordando temas de interesse do consórcio, como licenciamentos ambientais, tratamento de esgoto, financiamentos de projetos, educação ambiental, agências de bacias hidrográficas, tratamento de resíduos sólidos, agência reguladora de água e saneamento ambiental.
A comissão foi empossada ontem pelo presidente da Assembléia, deputado Frederico Antunes (PP). Composta por 12 deputados, a comissão será presidida pelo deputado Ronaldo Zülke (PT). O vice-presidente será o deputado Adroaldo Loureiro (PDT) e o relator, o deputado João Fischer, o Fixinha (PP).
“Além de acompanhar a implantação do consócio, a comissão vai auxiliar na solução de problemas que eventualmente o consórcio enfrente na sua estruturação. Hoje, temos uma resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente que diz que o esgoto deve ser tratado com separador absoluto. Isso significa um sistema ideal, mas caríssimo e que praticamente está inviabilizado. Estamos propondo uma discussão com o conselho, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Fepam”, destaca Zülke.
Segundo o deputado, a alternativa seria os municípios da região tratar o esgoto misto, sem a necessidade de fazer a separação entre esgoto pluvial e coacal. Isso baratearia muito e nos possibilitaria por exemplo tratar os efluentes do Rio dos Sinos. Conseqüentemente, com esse sistema, se tratarmos os quatro principais arroios, vamos recuperar em 60% a vida do rio”, defendeu Zülke .
EXPERIÊNCIA - Conforme ele, a data de implantação da comissão foi escolhida para relembrar a tragédia da mortandade de peixes que ocorreu no rio. O parlamentar lembrou a participação na comitiva à Holanda para conhecer a experiência do país na recuperação de seus rios, atuando de forma decisiva para garantir apoio técnico na tarefa de reabilitar o Sinos. “O consórcio Pró-Sinos é, de certa forma, inspirado na experiência holandesa, que se notabilizou internacionalmente pela cooperação entre os municípios para a recuperação e o uso racional de seus mananciais hídricos”, destacou.
A solenidade contou a participação do diretor-geral do Pró-Sinos e prefeito de Rolante, Pedro Ripel (PDT); secretários do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Alvício Klaser, e de São Leopoldo, Darci Zanini; diretor em exercício da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa) de Novo Hamburgo, Sadi Carlos; diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de São Leopoldo, Jorge Kock; assessor técnico do Pró-Sinos, Olger Peres; prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel (PMDB) e demais autoridades e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente.
(Jornal NH, 10/10/2007)