Representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) se reuniram nesta terça-feira (09/10), em Palmas, para negociar as outorgas de direito de uso de recursos hídricos com os usuários da bacia do rio Javaés – corpo hídrico de domínio da União.
De acordo com o diretor de Políticas das Águas do Naturatins, Ricardo Carreira, o consumo de água na bacia é maior que a disponibilidade do recurso, o que torna indispensável a negociação com os usuários para a emissão de outorgas no Javaés.
A ANA e o Naturatins trabalham para integrar os procedimentos de outorga e licenciamento na bacia do Javaés, que é marcada pela presença de empreendimentos agropecuários.
Na tarde desta segunda-feira, representantes dos dois órgãos sobrevoaram a bacia, a qual atravessa período de seca. A visão aérea permitiu que o superintendente de Outorga e Fiscalização da ANA, Francisco Viana; os especialistas da ANA e os técnicos do Naturatins tivessem uma melhor percepção da situação local.
(Ascom ANA, 09/10/2007)