A equipe do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) comemorou na tarde desta terça-feira (09/10) o sucesso da operação que desencalhou o navio Kalia nas imediações do Sava Clube, em Porto Alegre. Os trabalhos duraram cerca de meia hora e foram favorecidos pela elevação da vazão do rio, não havendo necessidade de proceder ao transbordo do carga de quatro mil toneladas de nafta, produto derivado do petróleo.
Conforme o engenheiro químico Vilson Trava Dutra e o engenheiro do trabalho Victor Hugo, do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam, os tanques que separam o casco dos depósitos carregados com nafta da popa (parte traseira) foram completados com água para facilitar a manobra de resgate da embarcação.
Este procedimento possibilitou que a proa (dianteira do navio), que estava encalhada, voltasse a flutuar, permitindo assim que o rebocador puxasse a popa para trás. O movimento foi o suficiente para afastar o casco das pedras existentes no local. Posteriormente, outro rebocador alinhou a parte dianteira da embarcação.
Com proa e popa no canal de cerca de sete metros de profundidade, o navio com bandeira de Chipre e tripulação russa e filipina foi levado para o cais do porto. A embarcação será revisada antes de prosseguir viagem até o pólo petroquímico em Triunfo.
(Ascom Governo do Estado do RS, 09/10/2007)