A Câmara de representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (09) uma resolução destacando a importância de um memorando de entendimento assinado em março passado por Washington e Brasília para promover os biocombustíveis no continente americano.
Apresentada pelo parlamentar Eliot Engel, a resolução reconhece "a crescente relação estratégica entre Brasil e Estados Unidos", segundo um comunicado divulgado por seus assessores.
Os Estados Unidos "estão finalmente se dando conta não apenas da importância do Brasil, mas também de quão natural deve ser sua relação com este país", sustentou Engel no comunicado.
A resolução reconhece "a importância do memorando de entendimento assinado em 9 de março por Estados Unidos e Brasil para promover uma maior cooperação sobre a produção de etanol e biocombustíveis nas Américas".
"A intensificação de nossa cooperação energética com nossos amigos no continente, e particularmente com o Brasil, está nos ajudando a desenvolver uma relação positiva que espero ver crescer ainda mais nos próximos anos", acrescentou Engel.
Em 9 de março passado, os governos de Brasil e Estados Unidos assinaram em São Paulo um memorando de entendimento para incentivar a produção de etanol, principalmente na América Central e no Caribe.
Juntos, Brasil e Estados Unidos representam 70% da produção mundial de etanol.
O democrata Eliot Engel vai liderar uma delegação de republicanos e democratas que viajará ao Brasil em 25 de novembro.
(
AFP, 09/10/2007)