Um cidade chinesa economizou quase US$ 160 mil, e seus moradores respiraram um ar menos poluído, depois da suspensão, por uma semana, do tráfego de carros particulares, no feriado do Dia Nacional, divulgou um jornal ontem. Fuyang, uma cidade interiorana na pobre província de Anhui, só permitiu o tráfego de ônibus e outros transportes públicos para as pessoas que usam as balsas, em um esforço para combater a poluição, disse o Beijing News.
Não apenas houve uma notável melhora no ambiente, como também a cidade e seus moradores pouparam 1,2 milhão de iuanes (US$ 159,9 mil) em gasolina e outros custos, disse a reportagem, sem fornecer maiores detalhes. "Proibir a circulação dos veículos particulares poderá economizar milhões, e ter um efeito positivo sobre a sociedade", disse o jornal, citando uma autoridade local.
O jornal não informa se a experiência será repetida. No mês passado, a China instituiu um dia voluntário "sem carros" em 108 cidades, antecipando-se aos Jogos Olímpicos de 2008, mas só duas pequenas partes da capital foram incluídas na proposta. Apesar de fechar fábricas mais poluentes, e mudar o sistema de aquecimento de milhares de casas, a qualidade do ar é uma grande preocupação para os organizadores das Olimpíadas.
(Gazeta Mercantil, Reuters, 10/10/2007)