O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Frederico Antunes (PP), recebeu nesta terça-feira (09/10) homenagem do Instituto Martim Pescador, em reconhecimento ao trabalho feito à época em que esteve à frente da Secretaria Estadual de Obras e Saneamento. Desde 2003, o Instituto tem lutado pela preservação ambiental e o desenvolvimento responsável da região do entorno da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos.
Através da Corsan, Frederico ajudou a entidade a construir o barco tipo Catamarã, com capacidade para transportar 58 pessoas, cujo objetivo é aproximar a comunidade do rio. Mais de 60 mil pessoas já passaram pela "sala de aula flutuante".
Antunes disse que a Assembléia tem buscado alternativas que previnam os desastres ecológicos no Rio Grande do Sul, mas reconhece que o Estado ainda precisa avançar. "Estamos muito aquém daquilo que devemos alcançar para que sintamos orgulho em dizer que temos a melhor qualidade de vida do país, quando nos deparemos com o mínimo de saneamento ambiental", disse Frederico, lembrando que São Leopoldo é a cidade gaúcha com melhor nível de saneamento, com 19% de coleta e tratamento de esgoto.
Ele destacou que o Parlamento está cumprindo o seu papel de conscientizador e incentivador das questões ambientais e que, ao lado de entidades como o Instituto Martim Pescador, "tem alcançado instrumentos para mudar a realidade". O parlamentar foi agraciado pelo presidente do Instituto, Henrique da Costa Prieto, com a réplica de uma ave que dá nome à instituição e, também, ao barco.
De acordo com Prieto, "o Martim Pescador é um bioindicador de vida, pois se alimenta dos peixes". A ave é uma entre as cerca de 50 espécies que habitam as margens do Rio do Sinos nos seus 190 quilômetros. Navegando pelos dez quilômetros que o barco percorre em direção à foz, os visitantes são alertados para o risco que a ave sofre.
Até quinta-feira (11/10), os visitantes da Assembléia Legislativa poderão conhecer um pouco do trabalho realizado pelo Instituto, através de uma exposição de fotos na Galeria dos Municípios, localizada no hall de entrada da Casa.
Comissão Especial
Ainda nesta terça-feira o presidente Frederico Antunes instalou e deu posse aos membros da Comissão Especial de Acompanhamento da Implementação do Consórcio de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), que será presidida pelo deputado Ronaldo Zülke (PT)
Por 120 dias, a comissão realizará audiências públicas e reuniões de trabalho abordando temas de interesse do consórcio como licenciamentos ambientais, tratamento de esgoto, financiamentos de projetos, educação ambiental, agências de bacias hidrográficas, tratamento de resíduos sólidos e a Agência Reguladora de Água e Saneamento Ambiental.
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 09/10/2007)